.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 22. PI / Graciosidade (Beleza)


A Beleza é uma dádiva, desde que não nos vangloriemos dela.


Graciosidade pode se referir a ornamentos falsos ou verdadeiros. Os falsos têm a ver com um comportamento presunçoso. Os verdadeiros são a posse de uma mente aberta, de humildade e simplicidade. Tudo o que diga respeito a uma falsa imagem, à tentativa de se mostrar uma aparência que não condiz com a realidade, pode ser chamada de um ornamento falso.
A tendência a "vender" uma imagem arrogante de si mesmo e uma inteligência ferina também são ornamentos falsos.


A imagem falsa que criamos de nós mesmos é um falso eu, fruto dos mecanismos de defesa que usamos no dia-a-dia para mostrar superioridade e não sermos vítimas de desprezo ou pena. Quem se preocupa tanto com a forma como é visto pelos outros está fazendo o oposto do que I Ching prega. O I Ching nos diz que somente através da verdade interior é que alcançamos resultados.


Querer dar um "polimento" na auto-imagem equivale a buscar falsas soluções para os problemas. Tem a ver também com uma maneira rígida de encarar os problemas e as situações. Às vezes, fixamo-nos em idéias e conceitos preconcebidos e não nos permitimos mudar de posição. Uma situação que consideremos desastrosa na nossa vida, do ponto-de-vista Cósmico, pode ser a única forma de fazer tudo funcionar corretamente. Só mais tarde nossa percepção captará isso.


A verdadeira graciosidade, porém, nada tem a ver com isso. Ela renuncia a todos os mecanismos de defesa e aos jogos de aparência, detendo-se apenas no autoconhecimento. Para tal, investe no relacionamento com o Tao, permitindo que as coisas aconteçam sem interferências ou manipulação. Deixamos de nos empenhar para que as coisas aconteçam desta ou daquela forma, assim como abandonamos a busca pelos adornos falsos.

Recebemos este hexagrama quando planejamos fazer algo, em vez de esperar pacientemente pelo acaso. O Hexagrama nos chama de volta à simplicidade, dizendo-nos que o planejamento e as maquinações bloqueiam a ajuda do Sábio.


Texto elaborado por: Wu Fang


2 comentários:

Unknown disse...

Olá Carla! Acompanho seu blog há algum tempo e gosto muito. Há anos venho lutando contra o sobrepeso, sem sucesso. Hoje perguntei ao I Ching se devo fazer uma cirurgia bariátrica (apesar de não ser obesa o suficiente) e tirei o hexagrama 22. Sendo que ele fala de beleza, imagem, auto-imagem entendi que devo continuar a buscar métodos naturais de emagrecimento. Como vc interpreta? Devo ou não optar pela cirurgia? Grata, beijos!!!!

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Querida Laura L,

Na verdade o sábio respondeu que você não deveria estar tão preocupada com sua aparência física e sim com sua própria luz interna.

O sábio revela que você é bela espiritualmente falando... compreende? Para a sabedoria o mais importante é o espirito eterno e não o corpo que inevitavelmente irá um dia deteriorar e morrer. Apenas um ensinamento do Sábio I Ching.

Contudo isto não é motivo para relaxar na disciplina alimentar. O sábio aconselha: "Abandone a carruagem e caminhe". isto significa para você se disciplinar e esforçar na conduta correta. Ela ainda esclarece que se você realmente quiser e se esforçar você consegue. Disciplina,esforço, determinação e nada de andar de carruagem. Abandone as facilidades do caminho, prefira caminhar a pé.

Que o Tao lhe abençoe!

Carla Cristina Filizzola.

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog