.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 51. Chên / O Incitar (Comoção, Trovão)



Os choques acontecem, mas temos forças para neutralizá-los

Por mais forte e perturbador que seja o choque recebido por nós, devemos manter uma atitude neutra e descompromissada. Pode acontecer um choque em nossas vidas quando perdemos o emprego ou temos um acidente de carro. Perspectivas de mudanças de longa duração, como um divórcio ou a perda de um ente querido, também podem provocar choques intensos. A sensação de sermos abalados pelos eventos, em circunstâncias que não prevíamos, é o que este hexagrama chama de destino, karma ou sina.

A mensagem é "o choque é bom". Quando o recebemos, lembramos que os eventos perturbadores podem trazer o bem se mantivermos a mente aberta. Em vez de reagirmos cegamente, com agressividade ou desespero, devemos cultivar a aceitação. Em todos os casos, somos aconselhados a manter o equilíbrio interior.

Um dos objetivos do choque é nos forçar a reconhecer que há formas novas e mais corretas de lidar com as circunstâncias. Se ignorarmos isso, e continuarmos agindo de acordo com os velhos padrões, estaremos sujeitos a repetidos abalas. 

Outra finalidade do choque é nos fazer duvidar da lógica a partir da qual sempre encaramos a vida e seu fenômenos. O apego a um determinado conjunto de certezas nos faz sentir menos ameaçados, mas, ao mesmo tempo, funciona como uma barreira que nos tapa a visão das coisas sob novos ângulos.

O choque é uma das maneiras mais eficazes de nos fazer questionar os velhos padrões e pontos de vista. Na adversidade, acabamos por reexaminar as idéias, os comportamentos, as certezas, podemos evoluir. Nosso verdadeiro eu aprende que é capaz de seguir em frente, apesar de todos os abalos, confiando no desenrolar dos acontecimentos. Nesse ponto, não precisamos mais das defesas e estratégias do ego (homem inferior). O processo do choque se repetirá até que as idéias ultrapassadas percam a credibilidade. 

Texto elaborado por: Wu Fang


Equilíbrio e Coragem!             

13 comentários:

AndreiaMS@2017 disse...

Olá Carla. Nunca tinha recebido este hexagrama como resposta à qualquer pergunta minha, o que confesso, "me abalou" (rs) mas de uma maneira que eu quero entender, seja favorável à minha questão. Então, perguntei ao sábio se um cartão de "paz e amor" meu, seria bem recebido pelo homem que amo mas que se mantém afastado de mim. Você poderia me dizer se eu interpretei corretamente? Agradeço de coração sua orientação. Bjs

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Querida Andreia,

Você terá uma surpresa. O I Ching não revela se é positiva ou negativa. O sábio ensina você avançar em direção à verdade superior e diz que agindo assim, sendo sincera, tudo dará certo!

Mantenha o equilíbrio interior. Não tenha medo! Na verdade, quando agimos conduzidos pela verdade interior, não precisamos temer o resultado. As Leis do Universo nós protegem do infortúnio. Para o homem superior tudo lhe é favorável. Não preocupe com a reação das outras pessoas, o que importa é fazer o bem. Nada mais deve importar.

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

AndreiaMS@2017 disse...

Obrigada Carla... Na verdade, depois q te escrevi, desisti de mandar o cartão... Fui pessoalmente e na verdade as coisas não correrão muito bem. Enfim... agora é esperar e ver o que pode acontecer com o tempo. Luz para vc! bjs82

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações Andreia,

Pode também fazer a seguinte pergunta, apenas se lhe interessar. Como devo agir com ........ (nome da pessoa)? O que posso esperar de ....... (nome da pessoa) no futuro?

Lembre-se: "Para o homem do caminho superior tudo lhe é favorável".

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

AndreiaMS@2017 disse...

Mais uma vez muito obrigada Carla... vou seguir sua orientação e consultar mais uma vez rsrs
E corrigindo, eu quis dizer "não correram" e não "não correrão" rsrsr erro de digitação... não de português..
Nossa tecnologia está nos deixando loucos! srsrsr
Bjjs de luz!!

AndreiaMS@2017 disse...

Bem.. vamos lá: Perguntei "como devo agir com ..... ?"
Respostas: Hexagra 14 com mutações nas linhas 1, 4 e 6 gerando o Hexagrama 46 . Então... o que entende? srsrs Se puder me ajudar mais uma vez, te agradeço! Bjjss de luz

AndreiaMS@2017 disse...

Mais uma vez seguindo sua orientação, passei para a pergunta: O que posso esperar de ...... até o final deste ano? resposta: Hexagrama 40 com mutações nas linhas 4 e 5 gerando o Hexagrama 29. E.... enfim... pode me dizer finalmente o que enfimmmm posso entender disso tudo? srsrsrrs Mais uma vez muito grata! Luz para vc sempre!

AndreiaMS@2017 disse...

Desculpe o abuso, querida Carla, mas para finalizar este "parto" longo na minha vida, perguntei ao Sábio: Vou me casar com ..... ? Resposta: Hexagrama 24 com mutação na linha 4 gerando o Hexagrama 51. Uffa!! Misturou tudo na minha cabeça! srsrsrrs Como é difícil interpretar corretamente esse adorável oráculo! rsrs Bjs querida! Grata por toda a ajuda!

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações Andreia,

No hexagrama 14, o sábio ensina o Tao do homem superior.
O sábio diz que você tem poder e deve utilizá-lo para o bem. Não prejudicando ninguém pelo que faz ou pensa, agindo sem prejudicar ou manipular, você faz escolhas bem feitas e colheitas abençoadas. O que transmitimos retorna sempre para nós. O homem superior compartilha da integridade e da dignidade, recordando sua fonte de boa fortuna. Respeita os outros, a vida o Universo, o sábio. Dá e recebe. Honra todos e tudo no Universo e recebe bênçãos abundantes do Tao. Agindo assim, como aconselha o sábio, sua ascensão espiritual será constante.

Perceba que o sábio quer que você preocupe-se mais com seu comportamento de maneira transcendente e não apenas com uma pessoa, no caso sua vida afetiva.

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações de paz, Andreia.

Não faça perguntas ao oráculo dessa maneira: "O que posso esperar de ...... até o final deste ano?"

Não devemos estipular "tempo" para o oráculo. Deixe o sábio responder e procure meditar sobre suas palavras.

Meditação antes da consulta pelo menos por 20 minutos.

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

AndreiaMS@2017 disse...

Ok Carla... compreendi os seus dois comentários. Muito Grata! Apenas coloquei a questão do tempo pq achei q assim eu estaria sendo mais objetiva na minha questão, mas entendi sua colocação e aprendi. Só vc mesma para interpretar corretamente e nos esclarecer as respostas desse lindo mas tão complexo oráculo!!! rsrs
Muito bjs e luz sempre!! Namastê!

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Querida Andreia,

Com relação sua pergunta ao oráculo sobre casamento: "Vou me casar com ....? Resposta Hexagrama(24)Seis na quarta posição. O sábio esclarece que seu relacionamento poderá não sobreviver. Uma mudança pela frente. Aceite a mudança e não se arrependerá. Um despertar que pode ser doloroso está para acontecer em sua vida.

Que o Tao lhe seja generoso!

Carla Cristina Filizzola.

AndreiaMS@2017 disse...

olá Carla... grata como sempre por sua atenção!
O sábio realmente acertou... parece mesmo que não sobreviverá pois eu mesma resolvi mudar. Espero q eu esteja certa e q coisas melhores me apareçam! srsrs Bjs querida,
Namastê!

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog