.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 1. Ch'ien / O Criativo

                                               

  As Mudanças estão em eterno movimento.  É preciso deixar que elas cheguem.


Para o I Ching, o ser humano situa-se entre o céu e a terra, com um pé em cada um. Este hexagrama, geralmente, quer dizer que estamos ligados demais nas questões externas, como se somente elas constituíssem a nossa realidade. Mas não podemos esquecer que tudo no mundo exterior, na verdade, é ativado por uma realidade superior. Por isso, temos um pé no céu e outro na terra, para não esquecermos as nossas naturezas inferior e superior, ambas presentes em todos nós.

O hexagrama também representa a imagem criativa antes de ela se tornar realidade. Trata-se do potencial criativo oculto em cada situação que vivemos. Esse potencial criativo é a resposta apropriada ao problema vivido no momento. Mas a resposta só pode ser encontrada quando estamos receptivos a ela, com a mente aberta. Se invocarmos o Criativo, poderemos chegar facilmente ao sucesso, à solução do problema que nos preocupa. Essa solução pode surgir de repente, como um desfecho inesperado de um filme.


Entretanto, se tentarmos alcançar a resposta por meio do intelecto, as chances de fracasso são grandes. O Criativo nos diz que, assim como uma semente brota e surge a planta, a imagem criativa que precisamos também pode tomar forma. Assim, surge lentamente a luz da compreensão, que nos permite reagir da maneira adequada aos problemas enfrentados no presente momento.


O processo, porém, requer perseverança. O tempo é o meio que nos levará ao sucesso. Perseverança para o I Ching significa estar com a mente aberta, livre de dúvidas e medos. Não pode haver espaço para a insegurança, as vaidades pessoais e a ansiedade. O intelecto deve ser deixado de lado porque a solução não surgirá de uma elaboração consciente. Ela simplesmente virá. É preciso aceitar a não-ação como parte do processo criativo e, então, com humildade e perseverança, o sucesso virá.


Saúde e Longevidade!

Texto de Wu Fang.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Carla, Boa Tarde.
Acompanho seus textos já há algum tempo e tenho muita admiração. Jogo I Ching mas sou muito insegura ainda com minhas interpretações, principalmente com temas como relacionamento. Gostaria de contar com sua ajuda na seguinte interpretação. Tenho um relacionamento há 5 anos, 2 filhos e muito conturbado. Há tempo estamos tentando nos separar mas parece que não conseguimos. Pergunta: É favorável eu e meu marido nos separarmos?
Resposta:53 com linhas moveis 1, 2 e 5 convertendo-se em 26.
O desenvolvimnto gradual se refere a separação gradual ou a retomada do relacionamento uma vez que o 26 tb pede desaceleração?
Daí perguntei novamente se deveríamos insistir na separação e a resposta foi 37 (familia) com linhas moveis 3 e 4 convertendo-se em 25.
Tô toda confusa e muito angustiada.
Como falar em separação com um hexagrama que trata da harmonia familiar? a linha 3 parece pedir disciplina e rigorosidade no lar para atingir a harmonia. Seria então a separação ou precisamos disso pra ficarmos juntos?

Muitíssimo Obrigada,

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações de paz e luz, Elaine.

Sua primeira pergunta ao oráculo considerei impropria. Temos livre-arbítrio e o sábio que fala através do I Ching não vai interferir em suas escolhas na vida. É você que precisar saber se quer ou não continuar casada ou se separa.

Aconselho perguntar da seguinte maneira para o Sábio: Como devo agir com ........... (nome da pessoa)? Então o sábio lhe responderá qual é o caminho do homem superior.

De nada vai adiantar ficar repetindo perguntas por não termos entendido a primeira. Por isto aconselho a prática da meditação por pelo menos 20 minutos antas da consulta.

Desculpe-me, mas do jeito que suas perguntas foram feitas, não considero sábio interpretá-las.

Que o Tao ilumine teu caminho!

Carla Cristina Filizzola.

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog